A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) realizará, nesta quinta-feira (28), às 9h, na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, a I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente. Durante o evento, serão debatidas a construção e a implantação da agenda Salvador do Trabalho Decente - proposta articulada entre poder público, setores produtivos e trabalhadores da cidade com o objetivo de promover o eixo das relações de trabalho.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento propõe o seguimento de quatro eixos de ação: geração de mais e melhores empregos; extensão da proteção social; promoção e fortalecimento do diálogo social; e respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho.
Com a perspectiva de reduzir as desigualdades sociais e garantir proteção social e desenvolvimento sustentável, a discussão dos assuntos relacionados à conferência acontece como tentativa de aumentar as ofertas de emprego e evitar a precarização do trabalho. "Um trabalho decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade e segurança, capaz de garantir uma vida digna e sem qualquer forma de discriminação", concluiu o gestor da Setad, Oscimar Torres.
O evento contará com a presença de cerca de 200 participantes, formados por membros do poder público municipal, entidades de classe dos empregadores, além de representantes da OIT, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário